10 de ago. de 2011

Transforme Seu Veneno Em Perfume...


Não tenho mais tolerância para a maledicência e para aquelas pessoas que só conseguem estabelecer uma conversa, citando algum conhecido em comum, com frases venenosas ou recheadas de ironia; ou fazem comentários tão inadequados a respeito de nós mesmos, que denotam claramente que, ao estarem com outros, comentam (e o que comentam) sobre nós.

A maledicência atrapalha qualquer convivência.  Só atrai pessoas afins, que se deleitam em “falar da vida alheia” esquecendo-se que só estão imunes a ela, enquanto estão presentes. Diz um ditado árabe que: "Se alguém fala mal dos outros para ti, falará mal de ti para os outros”; assim, mais cedo ou mais tarde, irão beber desse mesmo veneno, que vão destilando pouco a pouco.

A palavra é um instrumento valioso que, quando mal utilizado, pode tornar-se uma arma da impiedade, da maledicência e da revolta. As palavras têm o poder de causar o bem e o mal. É uma questão de escolha, pois  da mesma maneira que usamos a faca para preparar o alimento, podemos usá-la para matar. Há muitos personagens na história da humanidade, detentores de belos discursos, que usaram esse dom para gerar guerras, mortes e ódio; enquanto outros, falaram de paz, salvaram vidas e pregaram o amor. É só escolher...

É abominável quando usamos as palavras para atacar, ferir e denegrir os outros. Curiosamente, a maioria dos que agem assim, não se dão conta que fazem isso para diminuir aqueles que os fazem sentir-se inferiores. Muitas vezes são movidos pela inveja, pela incapacidade de fazer melhor que aquele a quem critica. Não há tormento maior para o invejoso que a inveja que sente e que lhe corrói a alma; pessoas maledicentes são sempre seres inferiores e invejosos.

Enquanto observam as falhas e defeitos dos outros, cultivando o hábito da critica, ferindo e tentando salientar o lado ruim dos demais, ou indiretamente, tentando dar notoriedade a pequenos deslizes e erros por esses cometidos, os “fofoqueiros” despejam o pior de si mesmo, sem aperceber-se disso.

Devemos voltar nossos olhos para nós mesmos, analisar nosso comportamento, como conduzimos nossas vidas e não como os outros direcionam a deles. Precisamos buscar aperfeiçoar nosso espírito imortal, entendendo que estamos em um mundo de expiação, que nada mais é do que uma fase de aprendizagem e melhoramento. Não é possível elevarmos nossos saber, se não olharmos atentos as nossas atitudes, ao invés de nos ocuparmos em projetar nossas frustrações em cima dos demais.

Precisamos conhecer nossas fraquezas, defeitos e limitações, antes de tentarmos olhar e comentar os dos nossos semelhantes. Falar dos outros é sempre mais fácil, do que munir-se de coragem e tentarmos olhar para nossa vida como ela é, apesar de vivermos em uma sociedade, somos seres individuais em com uma jornada particular de evolução a ser cumprida.

Somos todos imperfeitos, todos praticamos o mal, todos nós somos falhos e defeituosos; se assim não fosse, que aprimoramentos estaríamos buscando? Para que estágios ambicionaríamos elevar-nos? O problema está em vermos o mal apenas nos demais, para denegrir sua imagem perante os outros para nos sentirmos melhores e maiores.

Necessário se faz que comecemos por nós mesmos, nos corrigindo e, antes de tudo, sendo severos conosco e tolerantes com os nossos irmãos.

Falar mal da vida alheia é um vício que prejudica muito mais quem o pratica, do aquele a quem se tenta ferir. Assim, transforme seu veneno em perfume... 
By Nádia Tayar

3 comentários:

  1. Nádia Bom dia !
    Com certeza:
    "Se alguém fala mal dos outros para ti, falará mal de ti para os outros”
    Obs; Gosto das frases do momento. Leio sempre.
    bjs
    Enia

    ResponderExcluir
  2. Nádia me mandaram essa frase achei bonita.Enia
    SE UM DIA VOCE TIVER QUE ESCOLHER ENTRE O MUNDO E O AMOR, LEMBRE-SE,SE VOCE ESCOLHER O MUNDO FICARÁ SEM AMOR,MAS SE
    VOCE ESCOLHER O AMOR, COM ELE CONQUISTARÁ O MUNDO.

    ALBERT EINSTEIN

    ResponderExcluir
  3. Enia,

    Totalmente verdadeira...
    De alguns anos pra cá, tenho comprovado essa verdade em minha vida...
    Vou usá-la... Aguarde!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...