22 de mai. de 2013

Hoje é Dia do Abraço!

Segundo estudo realizado por psiquiatras, o simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormônios ligados ao stress. Por isso, abraço significa saúde. O contato físico pode aumentar a longevidade.

E sugere ainda, que uma relação forte e duradoura pode proteger contra futuras doenças cardiovasculares e fazer bem para a saúde em geral. Porque “Os níveis de cortisol e de norepinefrina, hormônios do stress, são reduzidos após um abraço. Além do nível de oxitocina, um importante hormônio ligado à fidelidade, aumenta’, afirma a psiquiatra Karen Grewen.

Segundo o livro “Terapia do Abraço” de Kathleen Keating, que li algum tempo atrás, o um simples abraço faz muito bem a quem dá e recebe.

Um abraço pode curar doenças afetivas, prolonga a vida, cura depressão, estimula as pessoas a viverem e progredir na vida. E o melhor de tudo é que esse “remédio” não tem contra indicação e seu efeito atinge quem recebe e quem dá, simultaneamente.

O afeto e o carinho aumentam e traz bem-estar, efeito da ação do hormônio que gera um impulso e um desejo de cuidar. A sociedade está sofrendo de solidão. A autora diz que “A tecnologia moderna é importante, mas todo ser humano precisa de carinho físico”. E afirma que as pessoas não admitem que precisem de carinho, pois isso é sinal de fraqueza e dependência, principalmente para os homens. “Existe algo poderoso em nossos braços, mãos e dedos que faz alguém se sentir amado e cuidado com um simples abraço”.

Assim, como hoje é o Dia do Abraço e sabendo da importância que ele tem para nossa saúde, recomendo que, quem ainda não tem o hábito de fazê-lo, passe a fazer uso; e quem já tem, dobre a dose.

Há vários tipos de abraços, escolha o que mais lhe convém de acordo com a situação e mãos a obra, alias mãos e braços. Garanto que nessa “comemoração” você irá se “embriagar” de carinho.

Abraço adivinhe quem é - Tampam-se os olhos por trás da pessoa. Maneira bem-humorada de dizer olá

Abraço sanduíche - Duas pessoas envolvem uma terceira. Dá segurança para quem estiver no meio

Abraço de rosto colado - Os lados das faces se encostam: uma mão sobre as costas e a outra na cabeça. Transmite bondade

Abraço de lado - Bom para quando se está caminhando. Proporciona um momento de alegria

Abraço grupal - Em forma de círculo, com braços nos ombros ou na cintura. Confere um senso de unidade e aceitação universal

Abraço padrão - Corpos sem se tocar, os braços envolvem brevemente apenas o pescoço. Serve para parabenizar ou indicar simpatia

Abraço de urso - Quando uma pessoa grande abraça com força alguém bem menor por 5 a 10 segundos. Transmite apoio e segurança

Abraço relâmpago - Uma pessoa corre em direção a outra e dão-se uns apertões. Passa uma sensação de carinhosa surpresa.
By Nádia Tayar




3 comentários:

  1. Sinta-se também abraçada por mim! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu também quero te abraçar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Enia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...