8 de jun. de 2011

Invejados ou Invejosos?


Acho hilário quando ouço alguém dizer que “Fulano tem inveja de mim”, ou pior ainda, acredita que é alguém invejado por muitos. Hilário que eu digo é no sentido de comicidade mesmo, para não dizer ridículo.

Há um velho ditado que diz que: “Quando julgas alguém, revelas mais sobre ti mesmo, do que sobre o outro”. Sem duvida que se aplica perfeitamente ao sentimento de “inveja”, quem se sente “invejado” na verdade é um grande “invejoso”.

Torna-se mais engraçado ainda, quando vem de pessoas mais dignas de pena do que de “ser invejado”. Outro dia vi um Corcel II, todo podre e enferrujado, daqueles caindo aos pedaços e no vidro traseiro um adesivo com a frase - “sua inveja faz o meu sucesso” – claro, cai na gargalhada...

Óbvio que as qualidades das pessoas, não estão relacionadas à sua condição financeira ou o carro que possuem, mas a analogia serve para percebermos que aqueles que se dizem vitimas da inveja alheia, demonstram muito mais a falta de atributos qualificáveis e dignos de serem invejados do que os por ele acusados de “invejosos”. Principalmente, quando notamos que ao dizerem isso, quase sempre se referem a pessoas com as quais antipatizam e, em muitos casos, a reciproca nem é verdadeira.

O “invejado” apenas rebate com comentários desse tipo, por pura falta de argumentação e potencial elucidativo; ou por críticas recebidas e por não saber administra-las; ou por sentimento de inferioridade e temor. São sempre os mais fracos e menos favorecidos intelectualmente, hostilizam e se sentem ressentidos e amedrontados diante daqueles (que eles supõem) que possam mais.

Achar-se “invejado” é destituir-se de segurança em relação aquilo que faz ou tem. A arrogância e a prepotência, nada mais são que uma postura agressiva diante daqueles aos quais tememos, muito mais por nos sentirmos incapazes diante deles, do que eles cobiçarem o que temos.

Julgar o outro como “invejoso”, denota que quem julga sabe o que é inveja, caso contrário, que bases teriam para concluir assim? Para estabelecermos sentimentos ao a outro, é necessário “sentir” ou ter “experimentado”. É impossível definir o que não se sabe.

Na verdade, a inveja é um problema do invejoso, o invejado não deve nunca preocupar-se com isso, porque ela, como qualquer outro sentimento, esta mais presente na vida de quem a alimenta do que na daqueles que a desperta.

Pessoas seguras de suas qualidades e do seu sucesso, sentem-se admiradas e nunca invejadas, tanto é que eu nunca vi uma BMW com um adesivo de – “sua inveja faz o meu sucesso” – colado no seu vidro traseiro.

By Nádia Tayar

7 comentários:

  1. Parabéns Nádia, sábias palavras.
    Tenho passado por situações que este post veio a calhar. Pessoas que não me conhecem, tiram conclusões preciptadas por eu ter opiniões diferentes sobre alguns assuntos, tenho descoberto que essas tais pessoas sem saber, comentam com pessoas amigas e de minha confiança, que eu morro de inveja de seu intelecto, beleza, contatos, amor, respeito, educação, entre outras coisas que elas "possuem" e eu não. Tenho relevado, porque falando ou calando a gente sempre é capaz de fazer algum bem, então tenho mantido a linha porque se eu for "reclamar" vou pegar pesado, e pegando pesado sei que vou magoar, a gente nunca sabe o porque que as pessoas reagem dessa forma julgando as pessoas pelo o que elas acham, talvez seja falta de amor, carinho, atenção, ou fazem de nós espelhos de sí próprio. Enquanto não estiver me causando danos , vou deixando como está. Porque o mínimo que a gente pode fazer por pessoas pobres de espírito é dar o desprezo. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aline, foi por uma situação identica a sua, que me "inspirei", depois de refletir muito sobre o assunto e as circunstâncias que ocorreram, que escrevi esse texto. Entendo perfeitamente o que vc esta sentindo, senti o mesmo e também "deixe como está", conheço os meus sentimentos e a minha sinceridade, azar de quem não o reconhece, eu nada perco, pq pessoas assim não merecem minha consideração e amizade. Como já me defini na página "Sem Máscara", "se tenho inimigos, eles não me tem" e há muito transformei meu sentimento de inveja em admiração, simplesmente pq, qdo imitada ou copiada, não me sinto ofendida e nem ultrajada, muito pelo contrário, vejo como um reconhecimento e um elogio ao meu desempenho. Foi por pensar assim, que escrevi esse Post.
    que bom que gostou, fico muito feliz qdo meu ponto de vista define o dos outros ou ajuda de alguma maneira. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Encare como fãs que não sabem demonstrar admiração da forma correta 8)

    ResponderExcluir
  4. Perfeitoo, como faço pra por no meu face ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só clicar no 'f' do facebook que aparece no final da postagem (antes dos comentários) e compartilhar no seu face...

      Excluir
  5. Bem a calhar este texto!!! Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Gostei , Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...