11 de abr. de 2012

Preconceito é Ignorância

Independente do detalhe, característica ou causa, certo é que 'engulo seco' quando percebo o mais sutil preconceito de um ser humano em relação a outro, por isso não tenho dúvidas ao afirmar que se tenho um preconceito, esse é contra o preconceituoso.

Os dicionários nos dão infinitas definições e sinônimos da palavra 'preconceito', todas subjetivas ou objetivas demais ao falarem das diversificações sobre raças, credos, sexo e preferencias das mais diversas; eu prefiro rotular o preconceito apenas como a não-aceitação do que diverge da nossa conduta, gosto e preferencia. Assim, preconceito é a inaptidão de aceitar as diferenças. 

O preconceituoso é, sem sombra de dúvidas, alguém que se acha totalmente correto, dono da verdade, o absolutamente perfeito e, todos que não pensam, agem ou são como ele, devem ser corrigidos ou discriminados. É o famoso 'ignorante', por isso perdoo a burrice, mas não perdoo o ignorante. 

Isso porque a burrice quase sempre é causada pela falta de conhecimento, enquanto que a ignorância é o preconceito travestido em conhecimento e fundamentado. O burro pode simplesmente desconhecer ou não ter consciência daquilo que não sabe, esse é mutável (pode um dia aprender); já o ignorante tem certeza de que sabe o que na verdade não sabe, é imutável (não aprende nunca, porque acha que já sabe).

Foi assim que cheguei a conclusão que o preconceito, é algo tão permanente quanto a ignorância e de nada adianta punir o preconceituoso, devemos apenas não evidenciar seus argumentos, deixe-o na obscuridade de seus conceitos pequenos e limitados por sua total falta de ponderação lógica e conhecimento.

O ignorante jamais irá compreender ou entender o quanto a diversidade existe e é ampla e, muito menos, o quanto aceitar as diferenças e procurar aprender com elas, é engradecedor e nos torna mais felizes por nos levar a perceber que aquele 'defeito ou singularidade', que vemos em nós, não é uma característica tão individualizada assim, é sempre gratificante saber que não estamos sós e não somos os únicos.

Infelizmente a ignorância do preconceituoso não lhe permite enxergar tão longe, o ignorante cria sua verdade, adéqua-se a ela e engessa-se; todos que se diferenciam dele estão errados e são aberrações, somente os seus conceitos e posturas são válidos e corretos. Ponderação, aprimoramento e condescendência, são suas ilustres desconhecidas, enquanto que a prepotência é companheira constante.

O preconceituoso só obtém a cura quando admite a si mesmo que é burro, que sua opinião a respeito de algo que lhe causa repulsa, acontece porque isso lhe foi ditado como verdade, normalmente, por herança pela convivência, criação ou para sentir-se integrado a um grupo. Deixa de ser ignorante, e admite-se burro! Se procurar corrigir-se e formar uma opinião própria, merece perdão.

Para combater o preconceito, precisamos antes de mais nada, nos conscientizarmos de que o outro apenas  possui características próprias e preferências diferenciadas daquelas que possuímos,  sem que isso o torne alguém merecedor de qualquer tipo de discriminação.

Aceitar as diferenças é a maneira mais pacifica de se conviver e o melhor aprimoramento que podemos absorver nessa nossa existência, cujo único objetivo é trocarmos experiências e buscarmos evoluir.

 By Nádia Tayar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...