30 de set. de 2011

Novena das Rosas de Santa Teresinha


Essa Postagem é um Update devido a grande quantidade de acessos que ela recebe e que se intensificam nessa semana, em razão da proximidade do dia Consagrado à Santa Teresinha, em 01 de outubro.

Por que Santa Teresinha é conhecida mundialmente como "A Santa das Rosas?"

No dia 11 de março de 1873, não sabendo mais o que fazer para curar sua pequena Thérése de uma atroz gastrenterite, Zélie Martin resolveu ir a Sémaillé, um vilarejo próximo a Alençon, à procura de uma senhora chamada Rose Taillé, para ser a ama-de-leite de sua caçula.

Assim, de 16 de março de 1873 a 2 de abril de 1874, Teresa viveu nesse lugar onde os habitantes tinham um belo costume: presentearem-se, por qualquer motivo, com flores. É provável, que a precoce convivência com esses odores, tenha acendido em nossa Santa uma paixão que jamais a abandonará: as flores, especialmente as rosas.

Em carta à sua prima Maria Gurérin, escrita no dia 18 de agosto de 1887, Teresinha vai afirmar seu amor pelas rosas: "Amo tanto uma bela rosa branca, quanto uma rosa vermelha". Sentia-se feliz quando podia lançar pétalas de rosas para o alto, quando passava o ostensório com o Santíssimo Sacramento. Madre Inês, sua irmã de sangue, relata que, no dia 14 de setembro de 1897, Teresinha ganhou uma rosa e a desfolhou sobre o crucifixo de forma muito carinhosa. Algumas pétalas caíram no chão da enfermaria. Muito seriamente, a santa teria afirmado: "Ajuntai bem estas pétalas, minhas irmãzinhas, elas vos servirão a dar alegrias, mais tarde... Não percam nenhuma...”.

Seu prazer era atirar flores no grande crucifixo do pátio do Carmelo. Gostava de cobrir o seu crucifixo de rosas de forma muito cuidadosa, afastando as pétalas murchas. No entanto, não lançava flores em ninguém. Madre Inês conta que certa vez colocou-lhe rosas nas mãos, pedindo-lhe que as atirasse em alguém, como sinal de afeto. A Santa recusou-se a fazê-lo. Ela só desfolhava e lançava rosas para seu amado Jesus.
Santa Teresinha aproveita a imagem da rosa, para explicar um elemento importante de sua "Pequena Via": "Compreendi que o brilho da rosa... não tira o perfume da pequena violeta... Compreendi que, se todas as florzinhas quisessem ser rosas, a natureza perderia seu enfeite primaveril..." Por isso, ela conclui, Deus criou "os grandes santos que podem ser comparados... às rosas". No jardim da vida há lugar para as humildes flores, as frágeis violetas, que não possuem o vigor e o perfume das rosas, mas mesmo assim enfeitam o mundo. As rosas são os gigantes da fé. As violetas são as almas pequenas que trilham o pequeno caminho.

Quem tanto amava as rosas, vai prometer, quase ao fim da vida, que fará chover rosas sobre o mundo. Com esta promessa, estava se prontificando a interceder pela humanidade junto a Deus. Haveria de conseguir muitas graças e bênçãos junto ao Pai. Após sua morte os milagres irão se multiplicar. Ela prometeu continuar sua missão no céu, trabalhando para o bem das almas e não frustrou os que confiam em sua oração. Ainda hoje são muitos os relatos de curas, milagres e conversões realizados por intermédio da humilde carmelita.
Tantas rosas poderiam perfumar e adocicar em excesso a espiritualidade de Santa Teresinha. Há os que não a aceitam por considerar sua devoção muito sentimental. A leitura atenta dos escritos da Padroeira das Missões poderá extirpar esta impressão equivocada. Para Thomas Merton, a Santa das Rosas é uma grande santa e "não apenas uma boneca piedosa e muda". Viril e apostólica, Teresinha teve uma vida difícil e tudo suportou com alegria.

As rosas de Teresinha são rubras como sangue. Sua "Pequena Via" foi um caminho de heroísmo, de abandono total em Deus nas mínimas coisas. Deus de nada a poupou. Nada há de romântico na promessa da "Chuva de Rosas", que é uma chuva de graças. E, conforme o autor Henri Ghéon, que escreveu uma das melhores biografias da Santa das Rosas, "... a graça é dura de carregar, pois só produz todos os seus frutos no martírio da alma".

Santa das Rosas, enviai sobre nós as pétalas da misericórdia de Deus, para que nos sintamos cada vez mais amados por Ele! 

Origem da Novena das Rosas

O Rev. Padre Putingan, SJ, no dia 3 de dezembro de 1925, começou uma novena em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus, pedindo à milagrosa santa uma graça importante. Nesta intenção começou a rezar, durante a novena, vinte e quatro (24) “Glória ao Pai”, em ação de graças à Santíssima Trindade, pelos favores e graças concedidos a Santa Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos de sua existência terrena. Pediu o padre à Santa Teresinha que lhe desse um sinal de que a novena era ouvida, e este sinal seria receber, ele de alguém, uma rosa fresca e desabrochada. No terceiro dia da novena, uma amiga procura o Padre Putigan e lhe oferece uma rosa vermelha.

No dia 24 do mesmo mês o padre começou uma segunda novena e pediu uma rosa branca. No quarto dia da novena, uma irmã, enfermeira do hospital, trouxe uma linda rosa branca dizendo: "Aqui está uma rosa que Santa Teresinha envia a V. Revma.".

Surpreendido, pergunta o padre: "Donde vem esta rosa"? "Fui à capela onde se acha adornada uma bela imagem de Santa Teresinha, diz a freira, e, ao aproximar-me do altar da Santinha, caiu ao meus pés esta rosa. Quis colocá-la de novo na jarra, mas me lembrei de trazê-la a V. Revma."

O Padre Putingan, alcançada as graças pedidas na novena, resolveu propagá-la formando uma cruzada de orações em honra de Santa Teresinha.

Assim, no dia 9 a 17 de cada mês, todas as pessoas que desejarem fazer a novena dos 24 “Glória ao Pai” unem as suas intenções às das pessoas que, na mesma época, fazem à dita novena, e se forma, desta maneira, uma bela comunhão de orações.


A NOVENA

Pode-se fazer a novena das 24 “Glória ao Pai” em qualquer época, mas é preferível e muito mais vantajoso fazer-se do dia 9 a 17 de qualquer mês, a fim de se participar da comunhão de orações dos que a fazem.
Rezam-se durante os nove dias somente 24 “Glória ao Pai” à Santíssima Trindade em ação de graças pelos favores e graças com que enriqueceu a alma de Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os anos que ela viveu na terra, podendo, se quiser, usar da seguinte fórmula ou de outra semelhante:

“SS. Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Teresa do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra e pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente vos peço, se for conforme a vossa santíssima vontade e para salvação de minha alma.”

Rezam-se em seguida as 24 “Glórias ao Pai”, podendo-se acrescentar a cada “Glória ao Pai” a jaculatória: “Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!”

Obs: 
1. Há um terço com as 24 contas a venda em lojas especializadas, caso não tenha use um terço normal.
2. se não "ganhar a rosa", não significa que você não será atendida. Já fui atendida sem ter recebido a rosa, ao alcançar a graça, comprei e ofertei à Santa Teresinha. 


7 comentários:

  1. Amiga, Nádia, bom final de semana

    Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Que ele abençoe a todos nós, Aline!
    E que Santa Teresinha lhe cubra de graças...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amém, estou precisando minha amiga, estou precisando ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. ja estou sendo abençoada

    ResponderExcluir
  5. pedi muito a ela um sinal pois estava me sentindo
    fragil e angustiada , rezei com fé , e não é que no primeiro dia de novena aparece uma borboleta branca como sinal de que minhas orações estão sendo atendidas ....estou feliz pela visita pois sei que as borboletas amam um jardim e na minha ksa não tem ....muito agrdecida

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,
    Não divulgo essa Novena por acaso, apenas o faço por agradecimento a Santa Teresinha. Fui atendida mais de uma vez orando a ela, e continuo sendo...
    Que ela continue lhe cobrindo de Graças...

    ResponderExcluir
  7. Eu só tenho agradecer e muito a Santa Terezinha, pois, ela me concedeu um verdadeiro milagre. Algo tão rápido que não esperava acontecer. Bastou eu pedir e em nove dias fui atendida e desde então sou devota ... Acreditem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...