21 de set. de 2011

Tudo Agora é Doença?

Antigamente tínhamos superstições ou manias, ao falar ou ouvir a palavra "azar" dávamos três toques na madeira e tudo ficava em paz; entrar e sair pela mesma porta era apenas uma maneira de "não levar a sorte embora"; podíamos até não gostar de uma determinada cor e excluí-la do nossa vida e do nosso guarda-roupa, era apenas uma questão de gosto; se gostávamos de lavar as mãos diversas vezes por dia , afinal é um membro muito usado e elas "são muito curiosas", era apenas por asseio; como também não tinha nada demais ficar um longo tempo embaixo do chuveiro ou em uma banheira cheia de espuma, fazendo bolinhas de sabão e cantarolando num "dolce fair niente", era apenas um "relax" e um cuidado com a higiene mais prolongado... Hoje não! Hoje é Transtorno Obsessivo Compulsivo, o famigerado T.O.C! Vá fazer análise!

Ficávamos tristes e desgostosos por um tempo, quando algo não caminhava como queríamos, dava aquela vontade de ficar no quarto quietinho, curtindo nossa fossa, pedindo aos céus que o mundo se esquecesse de nós; durava dias, às vezes meses, podia ser até anos, tudo dependia do que nos levou a ficar triste. Perder um amor, insatisfação com a via profissional ou perda de um ente querido; afinal, quem passa pela vida ileso a um dissabor? Nem ouse entristecer-se hoje em dia, você  está com Depressão. Corra tomar um anti-depressivo, caso contrário é suicídio na certa!

Ao mesmo instante em que quando tudo "conspirava ao nosso favor", nos tornávamos exultantes e a expectativa nos dominava, era pura euforia, quase agoniante; ficávamos elétricos e excitados; hoje em dia quem demonstra entusiasmo e não vê a hora "chegar" ou concluir alguma coisa é ansioso e sofre de Ansiedade. Você está doente. Tome calmante!

Sem falar das tantas e tantas vezes que acordamos tristes e fomos dormir felizes; de um desânimo sem causa aparente, um pensamento ou uma oração nos reconfortou e lá estávamos nós animados novamente; quem nunca viu uma gargalhada transformar-se em choro? Ou alguém tranquilo de uma hora pra outra explodir em fúria? Tem também os vice-versa. Era normal, era! Tome cuidado! Hoje é sinal evidente de Transtorno Bi-Polar de Humor. Gravíssimo! Tarja preta.

Se estiver cansado e irritado, depois de muito trabalho e pouco lazer, muita cobrança e poucos resultados, muita pressão e nenhum elogio, nem sonhe em relaxar! Você está com Stress não há noite de sono que amenize! Calma, dobre a dose da tarja preta - a solução da vida moderna!

Ops! Eu falei em "noite de sono"  e você não pregou o olho de preocupação? Só por culpa de tantas contas pra pagar? Da violência que a cada dia fica mais perto de nós? Da insegurança com o futuro e das dúvidas do presente? Avá! Mais um pouquinho de tarja preta e encontre solução pra tudo isso, na verdade você só sofre de Insônia.

Agora, por favor, nem ouse confessar a si mesmo, ou a um médico, que tem receio de viajar de avião, que fica tenso numa rodovia, ou que se sente claustrofóbico em um elevador. Se seu peito dói e você pensa estar infartando, se pensa que a dor na nuca pode ser meningite e que aquela dor de cabeça é um AVC. Se você comentar isso, ou assumir esses temores, nada disso tem lógica! Você tem Síndrome de Pânico. 

Essa eu conheço bem. Depois de passar oito anos, atrás de médicos e remédios, deixei a sensação de morte eminente de lado, rasguei todas as receitas, me enchi de vida e coragem, e enfrentei meus medos - venci todos! Estou curada!

Claro que existem os casos crônicos que devem ser tratados por especialistas, mas a grande maioria precisa mesmo é aceitar e entender que problemas sempre existiram e existirão; o que temos que aprender é que a solução para isso tudo não é vendida em cápsulas, o remédio está dentro de nós mesmos.

Lembra-se daquela frase do tempo da vovó que dizia que "o que não tem remédio, remediado está"? Hoje existem remédio e mais remédios, porém nenhum deles traz a cura. Precisamos apenas "remediar".

Fique atento! E se você se esquecer disso, esteja certo que é Alzheimer!

By Nádia Tayar

9 comentários:

  1. Hoje em dia ou é doença ou é bulliyng.
    Enia

    ResponderExcluir
  2. Enia,
    Bem lembrado...rs
    Ando farta desse excesso de "diagnósticos"....rs
    Bom dia pra vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nádia,

    Como você mesmo disse e concordo plenamente com você: "...mas a grande maioria precisa mesmo é aceitar e entender que problemas sempre existiram e existirão; o que temos que aprender é que a solução para isso tudo não é vendida em cápsulas, o remédio está dentro de nós mesmos".
    O problema é que antes, não era rotulado como insônia, síndrome do pânico e etc.

    ResponderExcluir
  4. Patty,
    É exatamente isso que estou dizendo, esses problemas sempre existiram, hoje tratam como doenças porque rotularam com esses nomes.
    Se tudo isso é doença, já não há mais ninguém saudável?
    O problema não está em "denominar e diagnosticar" a doença, é preciso avaliar a intensidade com que ocorre.
    Muitos pensam que tomar as "tais pilulas da felicidade" vai solucionar tudo, só que não é assim, muitas vezes elas camuflam os problemas, em outras nem isso.

    ResponderExcluir
  5. Nádia,

    Aha! Você está on-line! Estou vendo você no mapa neste momento, às 07:59! Hahaha! O meu aparece como Palmas, mas estou a 500 km de lá, rs.
    E concordo com você de novo! ;)

    ResponderExcluir
  6. Patty,
    Não confio muito nesse Globo....A Estatística marca uma coisa ele marca outra, está em teste....rs
    Eu vou aparecer sempre ON, mas não significa que eu esteja aqui, deixo o NB sempre conectado e "trocentas" páginas abertas, inclusive a do Blog...
    Somos gêmeas, melhor que isso, almas gêmeas...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Nádia,

    Ele marca direitinho sim. Tenho no blog também. O problema com a estatística é que como você colocou recente, ele vai mostrar os locais de onde as pessoas acessaram a partir do momento em que o colocou aqui.

    Gosto de usar a expressão "espíritos afins", com um mesmo objetivo, mas que no final das contas, quer dizer tudo a mesma coisa! :p

    ResponderExcluir
  8. Patty,
    Coloquei o Globo ontem, estou notando que o que não bate é o tempo de atualização de um e do outro, a estatística do blogger é demorada. Mas está bom, ele é lindinho....rs
    Pode ser "gêmea, afim, irmã, o nome que se quiser dar, todas indicam "conivências anteriores e de longas datas"....rs

    ResponderExcluir
  9. patty,
    Pena que ele não marca visitas anteriores, se marcasse, com quase 20 mil acessos estaria bem "pipocadinho"... :(((((

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...