2 de abr. de 2011

Entre a Neura e o Caos.

Já fui maníaca por arrumação, tudo tinha que estar meticulosa e estrategicamente nos seus devidos lugares, não tinha preguiça de organizar e reorganizar tudo, quantas vezes fossem necessárias e se não fosse necessário, fazia também.  Era a “neura”.

Antes que evoluísse ou diagnosticassem um TOC, revolvi mudar. Passei a fazer vista grossa. Não me acostumei à bagunça, passei a ignorá-la, tipo “o que os olhos não veem o coração não sente”, recolhia o que estava muito visível e enchia gavetas, armário, quartinhos e porta-trecos. Fechava tudo e ficava com a falsa sensação de que estava tudo certo.

Duas frases passaram a habitar minha consciência, uma de domínio público que diz “varrer onde o Papa passa ou a sogra vê” e a outra de autoria da Bruna Lombardi, onde ela diz que “quanto mais me aprofundo na desordem, melhor me oriento”.

Sim, uma “orientação” é tudo que você pode ter numa bagunça generalizada, certeza você nunca tem, passa a viver de “achismos” ou a pergunta perturbadora “onde foi mesmo que eu vi ou coloquei”? Arrumei outra neura, a insegurança e o constante temor de perder, ou não achar, o que precisava ser encontrado.

Conscientizei-me que precisava mudar novamente, nem tanto o céu, nem tanto a terra, um meio termo é sempre a melhor opção.

Arregacei as mangas e “mergulhei na bagunça”, ou melhor, estou mergulhada nela ainda, todos os dias escolho um alvo e escrutino tudo, o que é importante ou não pode ser dispensado, é devidamente guardado com outros similares, caso contrário vai para o lixo, para doação ou para a churrasqueira para ser queimado. Começa a sobrar espaço...

Estou me sentindo mais leve, mais ciente dos pertences da casa, mais orientada e segura.

Ao invés de anti-obsessivos, vou tomar um anti-alérgico, porque pó e ácaros, sem nem mesmo pagarem aluguel, estavam morando aqui... 

A teoria do caos, não cura neuras...
By Nádia Tayar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...