Talento, hoje e sempre, é nato! Se olharmos para a história da humanidade, identificamos muitos, verdadeiramente, talentosos, nas mais diversas áreas de atuação. Se não foram agraciados pelo sucesso enquanto vivos, foram imortalizados e reconhecidos, depois que deixaram de habitar esse planeta.
Para os que possuem potencial e inteligência, o sucesso nem sempre é duradouro, “estar na mídia” é efêmero; mas o “gênio” não almeja o sucesso, este é consequência natural, pela admiração que conquistam, ou pelas inovações que introduzem de uma ou de outra maneira.
Quem possui talento, jamais é esquecido, quando “deixa o topo” é agraciado pela imortalidade, são eternos por várias obras, ou por uma apenas. Muitas vezes, a genialidade não é quantitativa, é a qualidade o diferencial que a determina.
Já o sucesso, hoje mais do que nunca, é um trabalho de “talentosos profissionais de marketing", ou pura sorte pelo inusitado, são sempre momentâneos e com o mesmo impacto com que chega, vai...
O sucesso, é um “caronista”, precisa sempre de um gancho. Se o “marqueteiro” identificar, precisamente o momento, ou se “der a sorte” de estar observando a paisagem e “montar num cavalo arreado”, lá foi ele para o topo. Vruuuummmmmm
Sentem-se tão especiais que se descuidam do conteúdo, da qualidade e da dedicação; a vaidade os cega de tal maneira, que se imaginam eternos, indestrutíveis e senhores da situação; nunca ensinam, humilham; nunca elogiam, criticam; cultivam aduladores, afastam amigos; não valorizam os concorrentes, ignoram; vangloriam-se por seus feitos, mesmo que insignificantes para a maioria.
Quase sempre se tornam arrogantes, prepotentes, exibicionistas, como diz na gíria – se acham!
Ressentem-se quando alguém, potencialmente capaz, os circunda; prefere cercar-se de tolos. Porque o tolo nunca o desafia, sempre o aplaude e elogia, mesmo quando, indiretamente, foi ofendido. Claro, o tolo não entende indiretas, ou faz que não entende. O tolo gosta de tudo esmiuçado, muito bem explicadinho, porque o tolo não gosta de pensar, ou finge não gostar.
Infelizmente, ignoram que há mais de vinte tipos de tolos - segundo São Tomás de Aquino - dos mais ingênuos, aos mais estrategistas e muitos desses, são tolos temporários, porque resolvem deixar de ser, ou porque o “marketing” os leva pra outro foco.
Assim, quando o sucesso entra em decadência, se há por trás dele a potencialidade; a admiração e o respeito que conquistaram, existirá para sempre e, não raras vezes, serão brindados a todo o tempo com novos e fiéis admiradores que sempre se incumbirão de perpetuá-lo.
Enquanto que o sucesso dos oportunistas, cai num tal esquecimento que em pouquíssimo tempo, se não são completamente esquecidos, provocam asco e desprezo.
A máxima de que é “impossível enganar muitos por muito tempo”, com a Globalização dos tempos modernos, esta mais em evidência do que nunca!
Por autodenominar-me, uma “tola observadora”, me diverte muito observar alguns “caronistas” se debaterem e, debaterem-se entre si, na tentativa de atrair mais tolos; ocupam-se tanto com isso, que não percebem que seus “tolos admiradores” estão curando-se da tolice e seus “magnetismos” perdendo o poder de atração.
Logo o sucesso será mera saudade...
By Nádia Tayar
Nenhum comentário:
Postar um comentário