23 de mai. de 2011

Perdoar é Evoluir!

Perdoar é bem melhor que ser perdoado, não pela nobreza que o gesto possa transparecer diante dos demais, mas pela satisfação e bem estar que causa a quem o pratica.

Perdoar pode ser um ato silencioso, não requer comunicá-lo ao outro, basta fazê-lo em seus sentimentos em relação a quem lhe desagradou.

Perdoar não é esquecer! É apenas superar a mágoa, muitas vezes o ódio ou a hostilidade, que nutrimos por alguém.

Perdão não precisa ser aceito, deve ser doado. Beneficia quem recebe e gratifica muito mais quem doa.

O perdão, quando praticado, faz sentir-nos melhor, não no sentido da “superioridade”, mas na tentativa de um aprimoramento pessoal; somos todos imperfeitos e pecadores, conhecemos o certo e o errado, porém queira ou não, oscilamos entre eles a todo instante.

Se errar é humano, buscar o aprimoramento também é. E é um aprendizado constante e devemos sempre cuidar para que nossa amargura e a hostilidade, que sentimos pelos erros dos outros e pelos outros, não nos tornem cegos e nos levem a continuar errando e julgando os demais.

Perdão também é superar e deixar pra lá o passado, principalmente quando ele não nos permite enxergar o que de bom aconteceu depois; avaliar as pessoas por seus erros passados, desprezando suas atitudes atuais é não evoluir e não perceber a evolução.

Todos nós estamos em um processo de mudança constante. Cultuar a hostilidade e o desprezo é ignorância e regressão pra nós mesmos. 

O ressentimento cega e, muitas vezes, os nossos opositores, em quem destilamos todo nosso veneno e raiva, segue em frente enquanto nós padecemos na mesmice.

(By Nádia)


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...