20 de jun. de 2013

Parábola do Pau-de-sebo

Houve uma competição de pau-de-sebo, onde lá no alto colocaram um grande prêmio, o mastro era muito alto e muito escorregadio, muitos olhavam da base e começavam a imaginar o que poderiam fazer se conquistassem aquele prêmio.

De todos que cobiçavam, apenas 3 arriscaram-se a tentar a escalada.

O primeiro, com a ajuda de especialistas tentou calcular tração, aderência, densidade e depois de muita física e matemática, tomou impulso e agarrou-se ao poste, e começou a subir, enquanto os técnicos diziam: 'alivia a pressão', 'aumenta a tração',  'firma o braço', 'agarra', 'solta', 'força'... Logo escorregou, caiu e depois de mais algumas tentativas, desistiu...

O segundo, convocou a torcida e partiu pro desafio, entre gritos de 'cuidado', 'faz assim', 'firma o braço', 'agarra', 'solta', 'vai cair', 'força'... Não aguentou muito, escorregou, tentou mais umas vezes e desistiu...

O terceiro, e última esperança da platéia, enquanto tirava os sapatos e preparava-se para subir, foi rodeado pelos especialistas do primeiro, que explicavam a ele algumas correções de cálculo enquanto a torcida do segundo, o incentivavam aos berros, ele olhou para a ponta do mastro, abraçou-se a ele e e começou sua escalada enquanto técnicos e torcida gritavam: 'cuidado', 'alivia a pressão', 'aumenta a tração',  'firma o braço', 'agarra', 'solta', 'vai cair', 'força'... Com garra e vontade, depois de muita dificuldade ele chegou ao topo, pegou o prêmio, colocou no bolso, e desceu do mastro.

Logo foi rodeado por todos, logo alguém lhe perguntou: 
- Conte-nos, como conseguiu tamanha proeza?
Ele olhou fixamente para seu interlocutor, apontou para os ouvidos, fez um sinal com o polegar virando-o para baixo, com sentido de negação, quando alguém que estava ao seu lado e o conhecia, explicou:
- Ele é surdo!


"Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição". (Steve Jobs)



NOTA: Ouvi essa parábola, há muitos anos, numa emissora de rádio e nunca mais me esqueci dela, desconheço o autor, a narrativa foi escrita por mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...